Pirâmide Alimentar - Parte I - O que é e para que serve?
- Luiz Gimenez Junior
- 21 de mai. de 2022
- 1 min de leitura

Em algum momento da sua vida, você já se deparou com uma pirâmide alimentar. A forma geométrica é bastante comum para ilustrar uma hierarquia, quando falamos de alimentação, elas são o método visual mais efetivo para elucidar o funcionamento de determinada dieta. Quanto mais próximo da base, maior deverá ser a quantidade ingerida de determinado alimento. E, quanto mais próximo do cume, menor deverá ser sua quantidade.
Cada grupo alimentar tem uma função específica para o corpo e, se seguirmos a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a nossa pirâmide precisa incluir carboidratos, proteínas, legumes, verduras e frutas e também alguns tipos de gorduras.
Os carboidratos são nossa principal fonte de energia. Já as proteínas auxiliam nos crescimento de células como órgãos, músculos e tecidos. Legumes, verduras e frutas fornecem energia para o corpo, mas seu papel principal é acrescentar vitaminas, minerais e fibras ao cardápio, enquanto as gorduras, que podem ser de origem animal ou vegetal, auxiliam em alguns processos metabólicos, fornecendo energia de grande densidade.
Vamos utilizar a Pirâmide Alimentar entendermos melhor as principais dietas que existem hoje. Mas é importante lembrar que cada pessoa tem um organismo particular, que funciona de maneira única e precisa de uma dieta equilibrada pessoal.
Então, por mais que o regime X tenha funcionado para sua amiga, não significa que vá funcionar da mesma maneira para você, certo?
Procure sempre um especialistas para te ajudar a atingir seu objetivo. E sempre consulte um profissional da saúde antes de iniciar qualquer tipo de dieta.
留言