TMB
Apesar dos contínuos avanços na medicina, ciência e biologia, o funcionamento do corpo humano ainda é um grande desafio para médicos e pesquisadores. Nosso corpo consome energia incessantemente, ainda que estejamos em repouso. Isso acontece devido a necessidade de manter os órgãos vitais em funcionamento. É aí que vem a importância de conhecer a nossa taxa de metabolismo basal: ela permite que saibamos exatamente quantas calorias diárias são necessárias apenas para manter as funções vitais de nosso organismo.
As dietas para perder ou ganhar peso sempre tomam por base essa taxa, já que a partir dela é possível mensurar a quantidade de alimentos que devem ser ingeridos diariamente. Para perder peso, devemos consumir abaixo do gasto.
Metabolismo basal pode ser entendido como a capacidade do organismo de transformar, a partir de reações químicas, a energia obtida a partir da alimentação em combustível para o funcionamento dos órgãos e o desempenho das atividades do dia a dia. Não importa se você é um atleta que treina por horas diariamente ou um cidadão pacato que trabalha sentado o tempo todo e assiste televisão nas horas vagas: o seu corpo precisa de uma certa quantidade de energia para manter-se vivo e saudável. À essa quantidade de energia necessária para manter os órgãos em atividade (ainda que você passasse 24 horas por dia repousando) é chamada de taxa de metabolismo basal. Embora pareça pouco, essa modalidade representa o consumo de 70% do nosso gasto calórico diário. Os outros 20% vem da atividade cotidiana e 10% de outras fontes. Entretanto, essa necessidade de energia não é igual para todas as pessoas.
Enquanto alguns acham que estão muito gordos, há ainda aqueles que se consideram magros demais. A impressão que dá, às vezes, é que está tudo invertido, ou que ninguém consegue ser realmente feliz com o seu próprio corpo. Entretanto, isso não passa de um mito. Qualquer uma dessas situações revelam uma insatisfação com o corpo e, desde que não se trate de um problema estritamente de autoimagem, podem ser solucionados a partir do conhecimento da sua taxa de metabolismo basal. Isso porque, a partir desse cálculo, você saberá qual o seu peso ideal e o que deve ser ingerido para alcançá-lo. Comer em grandes quantidades ou rápido demais nem sempre é sinal de comer bem, por exemplo. Afinal, o ideal é manter refeições equilibradas e respeitar o tempo de "processamento" do organismo. Muitas pessoas se sentem mal em relação ao próprio metabolismo pois, enquanto se limitam a tomar sucos detox e ingerir alimentos "light", e ainda assim não emagrecem, seus amigos continuam esbeltos, enquanto se "esbaldam" no cardápio de domingo e praticam atividade física. O ideal seria buscar uma forma de se alimentar bem, de modo a conquistar e manter o peso ideal, sem se privar totalmente do prazer da alimentação. Entretanto, na prática, nem tudo é tão fácil assim. Dietas consideradas milagrosas costumam ser bem restritivas e podem acabar prejudicando a saúde de quem adere a elas. Na maioria dos casos, perder peso rápido demais pode ser um verdadeiro trampolim para recuperá-lo na mesma velocidade. Portanto, se o que você quer é chegar ao peso ideal e manter-se assim, prefira procedimentos mais lentos, mas que preservam sua saúde e metabolismo.
Lembre-se sempre de que o seu corpo precisa de uma quantidade de calorias apenas para:
-
os batimentos cardíacos;
-
a respiração;
-
a integridade do sistema nervoso;
-
o trabalho de filtragem desempenhado pelos rins;
-
o funcionamento do fígado;
-
a atividade intestinal;
-
a saúde dos órgãos reprodutores;
-
a conservação dos músculos e pele.
Se o mau funcionamento de um desses sistemas pode levar o indivíduo a morrer ou desenvolver doenças, isso significa que uma dieta incorreta pode ser altamente prejudicial. Um grande erro de algumas dietas é considerar as calorias como inimigos que precisam ser combatidos a qualquer preço. Elas são componentes essenciais para manter nosso organismo em funcionamento. O segredo está em consumi-las na dose certa. E essa dose não é a mesma para todas as pessoas. Ela varia de acordo com o sexo, idade, altura, peso, porcentagem de gordura corporal e hábitos de vida. Esses são fatores comuns, mas os médicos costumam considerar ainda outros mais clínicos, como atividade de tireoide e temperatura média do organismo.
Como já dissemos, a taxa do metabolismo basal é que vai determinar quantas calorias são realmente necessárias para manter o organismo em funcionamento. Sendo assim, mensurá-lo não é tão simples quanto fazer uma mera contagem de calorias. Isso significa que, antes de determinar sua dieta e escolher uma rotina de exercícios, você precisará usar uma outra parte do corpo: o cérebro. E, por mais que você deseje diminuir suas medidas, jamais deixe que essa parte diminua. Teoricamente, um indivíduo mediano precisa de 1.300 calorias diárias para manter-se vivo. Entretanto, na prática, não é possível aplicar essa quantidade para todos. As pessoas tem diferentes necessidades e isso precisa ser levado em conta na hora de preparar uma dieta e um programa de exercícios. A TMB de homens e mulheres é calculada a partir de equações diferentes por razões meramente genéticas.
Cálculo da Taxa Metabólica Basal - Método Harris-Benedict
Observação: Os resultados fornecidos por esta ferramenta devem ser usados apenas como um guia e não devem substituir as orientações médicas. Lembre-se de que, ao interpretar os resultados desta calculadora, outros fatores (como, por exemplo, sua massa magra corporal, além de outras variáveis) devem ser considerados. Converse com seu médico ou um responsável qualificado para obter a orientação necessária antes de fazer alterações no seu estilo de vida e alimentação.