top of page

O que NÃO é Coaching?

Tão importante quanto saber o que é coaching, também é muito útil saber o que não é!


Coaching não é consultoria, mentoring, terapia ou aconselhamento. Consultoria envolve um especialista que propõe recomendações e soluções. Já mentoria (mentoring) costuma estar relacionado a um funcionário bem mais experiente, geralmente um gerente, diretor ou supervisor, que acompanha, aconselha e treina os mais jovens. Aconselhamento, por fim, inclui ajudar, amparar, aconselhar e tratar.


Em outras palavras, coaching não trabalha com diagnósticos ou com pessoas disfuncionais. O foco do processo de coaching são as ações presentes para a construção do futuro e objetivos desejados, buscando assim, o “como” fazer para atingir objetivos/metas (e sonhos) específicas, mensuráveis e dentro de um prazo estipulado pelo próprio cliente (coachee).


Existe uma ideia muito errada de que um coach é como um técnico de futebol, que dá instruções pra equipe e organiza o esquema tático dos jogadores. Essa não é uma boa comparação! Um verdadeiro coach não dá instruções e nem passa recomendações sobre o que o coachee deve fazer.


Coaching não é terapia. Muitas pessoas querem resolver transtornos psicológicos com coaching. Isso não funciona e pode ser perigoso. Coaching não serve para transtornos ou doenças. Pra isso, o correto é procurar o psiquiatra, psicólogo ou psicoterapeuta. Coaching nunca deveria ser usado em casos de depressão, por exemplo. “Coach” que faz isso é um picareta!


Coaching serve para indivíduos que já têm uma certa performance e querem ampliar essa performance. Você percebe o quão diferente é um cliente de terapia de um cliente de coaching? Não que uma pessoa que esteja fazendo terapia não possa fazer coaching, ou vice versa. Eu realmente acredito que uma coisa não anula a outra. Porém, o motivo dela estar fazendo um processo de coaching provavelmente será diferente do motivo que a levou a fazer terapia.

Comments


bottom of page