top of page

O que é Life Coaching?

Life Coach é um profissional que foca no bem estar e auxilia pessoas a progredir e evoluir em suas vidas. Parte de seu trabalho envolve definir objetivos, identificar possíveis bloqueios e a formulação de um plano de ação para superar as dificuldades. Essa pessoa pode ajudar os coachees a melhorarem suas carreiras, relacionamentos pessoais e a rotina diária.


Ao criar essa estratégia, o Life Coach define pontos fortes e fracos, além de auxiliar na busca pelo potencial máximo, fornecendo o suporte necessário para uma mudança permanente. A tradução de Life Coaching para a língua portuguesa pode ser algo como “Treinamento e motivação para a vida cotidiana”, considerando os diversos sentidos da expressão “Coach” na língua inglesa e na portuguesa.


O Life Coaching emerge na década de 80, a partir da ramificação do Coaching geral. Entretanto, sua popularidade só foi alcançada a partir dos anos 90 e 2000. Os primeiros Life Coach tinham como foco único e exclusivo o planejamento de vida, porém, com o tempo, essa área cresceu para englobar também áreas como relacionamento, finanças, carreira, saúde e bem estar no geral, sempre voltado para a vida pessoal.


Os principais tipos de Life Coach!

Assim como a vida tem muitas faces diferentes, abrangendo uma diversidade de temas e assuntos, o Life Coaching tem vários enfoques distintos para conseguir abarcar todas essas questões. Dessa forma, cada Life Coach pode escolher se especializar em uma ou mais áreas da vida pessoal, auxiliando você no ponto em que mais precisa. Dentre os tipos de Life Coach, se encontram:

  • Saúde e bem estar;

  • Vício e sobriedade;

  • Relacionamentos íntimos e profissionais;

  • Dieta e emagrecimento;

  • Saúde financeira na vida pessoal;

  • Divórcio;

  • Mente e espiritualidade;

  • Soft Skills (habilidades interpessoais);

  • Vida familiar.

Limitações do Life Coaching

É importante saber quais são essas limitações antecipadamente pois, se algumas forem consideradas empecilhos, pode ser que você não se adapte com esse tipo de auxílio. São elas:

  • Os resultados não são imediatos;

  • Por ser muito abrangente, pode ser difícil encontrar uma pessoa profissional especialista na área que você necessita;

  • Pela ausência de regulação, podem haver pessoas fraudulentas e não qualificadas.

  • O Life Coaching é um acompanhamento motivacional, instrucional e prático de técnicas comprovadas para se atingir metas. Dessa forma, ele não substitui uma terapia clínica.

Não confunda Coaching com Terapia!

Como dito já no tópico anterior, é importante ter em mente que a pessoa profissional de Life Coaching não tem formação e nem permissão para tratar de traumas referentes ao passado ou de situações que envolvam condições clínicas ou distúrbios. Assim, mesmo que seja benéfica a atuação de Life Coaches, seu papel não é curar ou providenciar alívio para questões de saúde mental, apenas fornecer apoio e motivação para que objetivos sejam cumpridos. Um exemplo: um Life Coach pode ajudar uma pessoa que teve problemas com alcoolismo a manter-se motivada a continuar sóbria, ouvi-la ativamente e ajudá-la a criar planos para não cair novamente no vício. Entretanto, o Life Coach não tratará de casos de vício e ajudará uma pessoa a superar esse problema, somente um profissional da área poderá fazer isso.


Tabela comparativa

Life Coaching
Terapia

Auxilia com questões pertinentes à organização da vida.

Trata condições mentais e distúrbios.

Não existe formação específica.

Necessidade de profissional graduado.

Não segue códigos ou regulamentos específicos.

Obrigatório estabelecer um código de conduta.


Comments


bottom of page