top of page

O que é Coaching?

O coaching é um processo de autodesenvolvimento pessoal, que se dá através de uma parceria entre o coach (profissional) e o coachee (cliente). É estabelecido um acordo, no qual o coach deve estimular o coachee, através de perguntas, a realizar reflexões que o ajudem a mudar atitudes e/ou tomar decisões. O objetivo é que o cliente se torne capaz de atingir uma meta ou um resultado desejado, seja relacionado a desempenho, comportamento ou aprendizagem.


Coaching é um processo em que um profissional orienta um cliente através de técnicas e métodos voltados para o desenvolvimento pessoal ou profissional. A palavra vem do inglês. Coach é treinador, instrutor, enquanto o verbo to coach significa treinar, preparar, instruir.

Consequentemente, coaching significa o processo em que um profissional orienta o treinamento e instrução de uma pessoa.


Como surgiu o Coaching?

Na tradicional Universidade de Oxford, na Inglaterra, o coach apareceu por volta de 1830 como um termo informal para designar professores que atuavam quase como tutores de determinados estudantes. Eles ofereciam a alunos com dificuldade uma orientação especial para superarem obstáculos, como um exame difícil que vinha pela frente.


O conceito de coaching como o processo que conhecemos hoje é bem mais recente. Enquanto o universo corporativo e as práticas de gestão se aprimoravam no século 20, pesquisadores conduziam estudos que geravam teorias da psicologia aplicadas no mundo dos negócios.


A partir da década de 1980, executivos americanos começaram a se interessar mais pelo processo de coaching como um treinamento que desenvolve nos funcionários aptidões que melhoram sua performance e satisfação.


Para quem é indicado o Coaching?

É indicado para qualquer pessoa ou profissional que esteja passando ou que deseje passar por um processo de mudança em sua vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. Desde jovens em busca de definição da sua verdadeira vocação, profissionais que procuram crescimento ou transição de carreira, até pessoas em busca de maior equilíbrio e realização pessoal. É indicado para qualquer pessoa, não importa quão rica, feliz e bem-sucedida ela seja. Pois ninguém quer (pelo menos não deveria querer) ficar parado. Todo mundo tem algo a evoluir, mesmo sendo bastante grato pelo que já conquistou.


Para que serve o Coaching?

Primeiramente, serve para que o coachee se conheça melhor. Esse é o início do desenvolvimento. Esta fase impacta diretamente na definição dos objetivos, metas e no plano de ação que será feito para que a evolução aconteça.


Fazendo uso de metodologia e recursos apoiados em ciências como Psicologia Positiva, Neurociência e Administração, o processo de coaching visa atingir metas e produzir mudanças positivas e duradouras.


Ao expandir a consciência do coachee sobre si mesmo e a sua forma de interação com o mundo, é possível ampliar a perspectiva do seu leque de possibilidades, experimentar novas atitudes e comportamentos e fazer melhores escolhas diante das circunstâncias. Além do autoconhecimento, normalmente o coachee consegue uma melhoria da autoestima e confiança, maior resiliência e, sobretudo, a capacidade de aprender e reaprender.


Veja bem: o coach estará completamente engajado na causa de orientação do coachee, mas é importante ressaltar que ele não faz nada sozinho. O trabalho só terá resultado se o cliente se empenhar, acreditar no processo, se dispor a colocar a mão na massa e pôr em prática o plano de ação. Os resultados não são imediatos, mas podem ser rápidos, desde que haja empenho e sintonia entre as duas partes.


Sempre é tempo para nos reinventarmos, e esse é um exercício que nos é exigido cada vez mais frequentemente. Se você quer não só traçar novas metas para a sua vida, mas de fato começar a colocá-las em prática, talvez o coaching seja a peça que faltava para te impulsionar na direção desejada.


コメント


bottom of page