Gordura Visceral
- Luiz Gimenez Junior
- 11 de mai. de 2022
- 3 min de leitura

O que é
A gordura visceral é um tipo de gordura que fica localizada na cavidade abdominal, próximo a alguns órgãos vitais, e está associada com maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, principalmente infarto e aterosclerose, isso porque esse tipo de gordura pode também ficar depositada no coração.
O acúmulo desse tipo de gordura acontece principalmente devido aos hábitos de vida poucos saudáveis, principalmente no que diz respeito à alimentação rica em açúcar, gordura e alimentos processados e a falta de prática de atividade física.
Assim, é importante que sejam adotados hábitos de vida mais saudáveis que ajudem a impedir o acúmulo de gordura visceral e, consequentemente, diminuir o risco para a saúde, sendo importante ter uma alimentação saudável e pobre em gorduras e açúcar e praticar atividade física aeróbica de forma regular.
Riscos da gordura visceral
A presença de grandes quantidades de gordura visceral pode interferir no funcionamento de alguns órgãos, isso porque a gordura pode também ser acumulada em alguns órgãos como fígado, estômago, intestino e coração, além de também poder favorecer o desenvolvimento de resistência à insulina, aumentando o risco de diabetes.
Dessa forma, a presença de gordura visceral pode trazer consequências para a saúde devido ao risco aumentado do desenvolvimento de algumas doenças, como por exemplo:
Doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose;
Diabetes do tipo 2;
Insuficiência hepática;
Alterações gastrointestinais;
Pressão alta.
Assim, é importante que o clínico geral ou cardiologista seja consultado, assim como um nutricionista, para que seja feita uma avaliação com o objetivo de identificar os níveis de gordura visceral, possíveis causas e, assim, serem indicadas medidas que ajudem a eliminar a gordura visceral e prevenir os riscos.
Principais causas
O acúmulo de gordura visceral pode acontecer principalmente devido a hábitos de vida poucos saudáveis, como sedentarismo e alimentação rica em gordura e açúcar. Dessa forma, como a alimentação é pouco saudável e não há utilização da gordura e carboidrato como fonte de energia, é possível que haja acumulação no organismo.
Além disso, a presença de grandes quantidades de gordura visceral podem também estar relacionadas com baixa qualidade do sono e altos níveis do hormônio cortisol, que pode ter como consequência aumento do peso e da circunferência abdominal devido à retenção de líquidos e redistribuição da gordura no organismo e aumento dos níveis de açúcar devido à estimulação do fígado para produzir glicose.
Como queimar a gordura visceral
Para eliminar a gordura visceral é importante ter uma alimentação com baixas calorias e pobre em açúcar, pois assim é possível evitar que mais gordura fique acumulada no organismo, que deve ser indicada pelo nutricionista de acordo com a quantidade de gordura visceral acumulada e risco de desenvolvimento de doenças. Assim, alguns alimentos que podem ser consumidos no dia a dia são:
Maçã, pera, morango, kiwi, abacaxi;
Acelga, espinafre, alface, couve, rúcula;
Abóbora, salsão, abobrinha, pepino, beterraba, tomate, cebola;
Peixes, como pescada, linguado, robalo, dourada;
Carne de frango ou peru;
Amêndoas, nozes, avelãs, sementes de chia, linhaça, abóbora ou girassol.
Além disso, podem ser adicionados na dieta alimentos termogênicos, como canela, café, gengibre ou chá verde, por exemplo, para ajudar a acelerar o metabolismo e facilitar a perda de gordura.
Frutas muito doces, como caqui, uvas ou figos não devem ser consumidos por quem quer perder a gordura visceral, já contém muito açúcar. Além disso, outros alimentos que não devem ser consumidos são embutidos, frituras, bolos, bolachas, chocolates, balas, refrigerantes, refeições prontas, molhos, pizzas, lasanhas e bebidas alcoólicas, pois além de possuírem muitas calorias favorecem o acúmulo de gordura no organismo.
Além disso os exercícios são fundamentais no processo de eliminação de gordura visceral, pois ajudam a estimular o metabolismo e, consequentemente, a queima de gordura. No entanto, para que a gordura visceral seja eliminada efetivamente, é importante que sejam praticados exercícios aeróbicos, principalmente aqueles que ajudam a melhorar o condicionamento físico, promover a saúde cardiovascular e favorecer o desenvolvimento de massa muscular ao mesmo tempo.
Dentre os aeróbicos, pode-se praticar corrida, natação, ciclismo e pular corda, ou exercícios com maior intensidade como HIIT, crossfit e circuitos funcionais, por exemplo, sendo importante fazer pelo menos 30 minutos por dia.
Abaixo temos um vídeo da Nutricionista Tatiana Zanin do canal Tua Saúde. Vale a penas assistir.
Comentarios