Introdução à Informática - III
- Luiz Gimenez Junior
- 27 de ago. de 2019
- 3 min de leitura
Software
Software, é um termo técnico que foi traduzido para a língua portuguesa como logiciário ou suporte lógico, é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado ou acontecimento.
Software e Hardware são elementos que sempre trabalham de mãos dadas. Enquanto o software faz as operações, o hardware é a parte física com a qual essas funções podem ser realizadas. Por isso essas duas partes devem sempre estar em harmonia. De nada adianta ter o Hardware sem o Software para fazê-lo funcionar. Muito menos termos um Software sem o Hardware adequado para sua execução.
Tipos de Software
Sistema Operacional
É parte fundamental de todos os computadores, e uma das características que mais define o produto. O celular usa iOS ou Android? O computador vem com Windows ou Linux? O sistema operacional funciona como intermediário entre o hardware e os demais programas e é a principal interface do dispositivo. Até mesmo servidores web e consoles de videogame têm seus próprios sistemas operacionais.
Vídeo Recomendado
Vídeo de GCFAprendeLivre
Aplicativos
São programas com uma aplicação específica. Entraram de vez para o vocabulário das pessoas com os “apps” dos celulares (pronunciados por alguns como “épis” e soletrados por outros como “a pê pês”), mas existem desde a invenção dos computadores pessoais. Quase todos os programas que você conhece, mesmo aqueles que não costuma chamar de “aplicativos”, são aplicativos. Por exemplo, processadores de texto, como o Microsoft Word; browsers, também chamado “navegadores”, são o programas usados para surfar na Web, como o Chrome e o Edge; planilhas eletrônicas, como o Excel; editores gráficos, players de música, jogos, etc.
Vídeo Recomendado
Vídeo de GCFAprendeLivre
Malwares
O único tipo de software feito para atrapalhar, corromper ou roubar. Alguns servem para puro vandalismo, para pregar peças; mas a maior parte hoje em dia é produzida para cometer crimes como roubar números de cartão de crédito, cometer fraudes, etc.
Windows
Barra de Tarefas A barra de tarefas está localizada na parte inferior da Área de trabalho e permite que você: veja os ícones de acesso direto dos programas que você mais usa, localize as janelas, os arquivos, pastas e programas abertos que você está usando.

Botão Iniciar
Dentro da barra de tarefas também está localizado o botão iniciar, este clássico ícone que representa uma janela que abre todo o conteúdo do sistema operacional.
Este botão permite que você acesse de maneira imediata uma lista com todos os programas ou software instalados em qualquer parte do computador como por exemplo, no disco rígido ou no painel de configurações.
Menu de Programas
Trata-se de uma lista de todos os programas e aplicativos que estão instalados no seu computador. Lembre-se que em qualquer atividade realizada no seu computador, é necessário ter um programa ou software para que esta ocorra.

Explorador de Arquivos
Os computadores contam com pastas para organizar os diferentes arquivos e aplicativos.
Uma pasta pode conter um ou vários arquivos. Para procurar um arquivo específico, você poderá usar um aplicativo especializado como o Explorador de Arquvos.
Clique no ícone que representa o Explorador de Arquivos, localizado na barra de tarefas, ou dê um duplo clique em qualquer pasta da sua área de trabalho.

Abrir um Aplicativo
Clique no botão Iniciar e selecione o programa desejado. Se você não puder vê-lo, clique em Todos os Programas para ver a lista completa. Para facilitar, os aplicativos mais usados podem ter um atalho direto na barra de tarefas ou na área de trabalho.
Com um clique duplo sobre um arquivo fará com que o aplicativo associado a este tipo de arquivo serja aberto para visualizar o documento.
Excluir um Arquivo
Quando você exclui um arquivo, ele é movido para a lixeira. Se você mudar de ideia, é possível restaurar o arquivo para o seu lugar original, mas caso desejar excluí-lo definitivamente, basta esvaziar a lixeira.
Para excluir um arquivo do computador, você pode usar três maneiras diferentes:
Clique sobre o arquivo e arraste-o até o ícone da Lixeira que está localizada na área de trabalho.
Selecione o arquivo que você deseja excluir e clique com o botão direito sobre ele. Um menu será aberto onde você deve clicar em Excluir.
Selecione o arquivo que você quer excluir e clique na tecla Delete. Se desejar excluir mais de um arquivo, pode selecioná-los com a tecla Control (Ctrl).
Esvaziar a Lixeira
A lixeira é uma grande ajuda na hora de excluir e recuperar arquivos porque todas as vezes que apagamos algum deles, eles são enviados para lá. Desta forma, caso você exclua um arquivo acidentalmente é possível recuperá-lo.
Quando você esvaziar a lixeira é impossível recuperar o arquivo apagado, por isso, pense bem antes de excluí-lo definitivamente.
Para esvaziar a Lixeira, você só tem que dar um clique direito sobre o ícone localizado na área de trabalho. Um menu abrirá e você deve selecionar a opção Esvaziar Lixeira e pronto! Todos os arquivos que se estão ali serão definitivamente excluídos do seu computador.

Desligar o Computador
Para desligar o computador clique no botão Iniciar e em seguida no botão Desligar.
Referência
Fonte e material recomendado: GCFAprendeLivre
Comentarios