top of page

Introdução à Informática - I

Informática

É o termo usado para designar um grande conjunto de conhecimentos relativos ao armazenamento, processamento, coleta e transmissão de informação digital. A palavra informática, no entanto, deriva do termo alemão “informatik”, criado em 1956 pelo cientista da computação Karl Steinbuch. O sentido dessa expressão remete à ideia de processamento da informação. Alguns profissionais da área atribuem a origem da palavra “informática” à junção de duas palavras: informação e automática, já que a informática é uma ciência responsável pelo processamento automático de informação.


Informática é um termo usado para descrever o estudo e o desenvolvimento das tecnologias de informação em prol das pessoas, organizações e sociedades. A informática é um campo do conhecimento que leva em conta as relações existentes entre as pessoas e a informação por meio da construção de interfaces, novas tecnologias e sistemas direcionados para a solução ou para a automatização de problemas.


Atualmente, os conhecimentos de informática são cada vez mais necessários para que os indivíduos tornem-se tecnologicamente autônomos, uma vez que é crescente a adoção de interfaces e sistemas completamente informatizados. Os principais objetivos da informatização e da automatização, nesses casos, assim como acontece com os caixas eletrônicos, é a agilização dos serviços e a redução de ocorrências de falhas humanas.


A informatização de eletrodomésticos e, até mesmo, de residências está cada vez mais presente em nossa sociedade. Essas mudanças são cada vez mais cotidianas e, por isso, é necessário que os nossos conhecimentos de informática sejam constantemente atualizados.


Informática básica

Informática básica é o conjunto de conhecimentos e habilidades mínimas para que um indivíduo seja parte do processo de inclusão digital. Entre os conhecimentos da informática básica, podemos destacar o conhecimento das peças fundamentais dos computadores (hardware), funcionamento de cabos, fios e conexões diversos, navegação em páginas da internet, utilização de softwares de edição de texto, tabelas, gráficos, cálculos, edição de vídeo e imagem, etc.


Breve História da Informática
  • 1622 - O matemático inglês William Oughtred desenvolve a primeira régua de cálculo.


  • 1623 - William Schickard inventou a primeira máquina de calcular mecânica.


  • 1642 - O pesquisador francês Blaise Pascal criou a máquina de aritmética (batizada Pascaline), uma máquina capaz de efetuar adições e subtrações, destinada a ajudar seu pai, um coletor de impostos e taxas.


  • 1671 - A máquina de Leibniz foi concebida em 1673, por Gottfried Wilhelm Leibniz mas construída apenas em 1694, tendo sido a primeira máquina feita com o propósito de multiplicar. Contrariamente à máquina de Pascal, a de Leibniz nunca foi comercializada embora tenha sido produzida uma segunda versão em 1704.


  • 1673 - Gottfried Wilhelm Von Leibniz acrescentou à Pascaline a multiplicação e a divisão.


  • 1834 - O matemático inglês Charles Babbage inventa a máquina diferencial, que permite avaliar funções. Ao saber que uma máquina de tecelagem (tecelagem de Jacquard) é programada com a ajuda de placas perfuradas, lança-se então na construção de uma máquina de calcular que explora esta ideia revolucionária.


  • 1847 - É criado o sistema binário pelo matemático inglês George Boole.


  • 1880 - O norte-americano Herman Hollerith cria um processador de dados eletromecânico. O sistema usava cartões perfurados para inserir dados.


  • 1930 - Nos Estados Unidos, o engenheiro eletricista Vannevar Bush desenvolve um computador analógico usando válvulas de rádio. O sistema analógico permitia gerar sequências numéricas infinitas, o que deixava a grande calculadora muito vulnerável a erros, a solução então foi usar a tecnologia de George Boole, o sistema binário.


  • 1937 - Howard Aiken aperfeiçoa um computador programável que mede 17 m de comprimento e 2.5 metros de altura, permitindo calcular 5 vezes mais depressa do que o homem. É o Mark I de IBM. Este é constituído por 3300 engrenagens, 1400 comutadores e está ligado com 800 Km de fios elétricos.


  • 1938 - Konrad Zuse inventa um computador que funciona graças a retransmissões eletromecânicas: o Z3. Este computador é o primeiro a utilizar o binário em vez do decimal.


  • 1946 - Os engenheiros norte-americanos John William Mauchly e John Presper Eckart Jr desenvolvem o Eniac, o primeiro computador eletrônico. O Eniac foi desenvolvido para servir aos interesses bélicos dos EUA na II Guerra Mundial. Serviu para fazer os cálculos no desenvolvimento da bomba atômica. Era um computador de 30 toneladas, 170m² e 18.000 válvulas. Apesar de ser de grande importância ele não era perfeito, sendo que de 2 em 2 minutos era perdida uma válvula por sobrecarga, que resultava na perda de um componente.


  • 1947 - O Mark II é construído e as suas engrenagens são substituídas por componentes eletrônicos.


  • 1948 - O transístor é criado pela firma Bell Labs (graças aos engenheiros John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley). Este permite, nos anos 50, tornar os computadores menos incômodos, menos ávidos em energia eléctrica e por conseguinte menos dispendiosos: é a revolução na história do computador!


  • 1954 - A empresa eletrônica Texas Instruments fabrica o transistor usando silício.


  • 1956 - Surge, no MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts - o primeiro computador que utiliza transistores. O primeiro modelo de computador 100% transistorizado foi o TRADIC, da Bell Laboratories.



  • 1963 - Douglas Engelbart patenteia o mouse.


  • 1964 - Paul Baran, pesquisador norte-americano, projeta e cria a primeira rede de computadores interligada por fios.


  • 1966 - A IBM desenvolve o Ramac 305, utilizando discos de memória com capacidade de 5 megabits.


  • 1972 - A empresa Atari cria o primeiro videogame lucrativo, o Pong.


  • 1975 - Altair 8800, primeiro computador pessoal portátil, produzido industrialmente para venda em massa.


  • 1975 - Bill Gates e Paul Allen fundam a Microsoft.


  • 1976 - Steve Wozniak e Steve Jobs projetam e desenvolvem o micro Apple I. No mesmo ano a dupla a Apple Computer Company.


  • 1976 - Logo depois a Apple lança o Apple II


  • 1981 - A IBM lança o micro PC 5150, o computador mais vendido em toda a história.


Exemplo Comparativo da Evolução dos Computadores


Computador

Um computador é um dispositivo eletrônico que se destina a receber e processar dados para a realização de diversas operações. Os computadores são atualmente os dispositivos mais populares e utilizados com a finalidade de realizar as mais diversas atividades tais como o desenvolvimento de conteúdos, comunicar-se com os outros, buscar informações, utilizar diferentes aplicações, e centenas de outras possibilidades.

É uma máquina destinada ao processamento de dados, capaz de obedecer a instruções que visam produzir certas transformações nesses dados para alcançar um fim determinado.


Teclado

Na computação, o teclado de computador é um dispositivo que possui uma série de botões ou teclas, e utilizado para inserir dados no computador. É um tipo de periférico de entrada utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever.


Os teclados de computadores mais comuns são projetados para a escrita de textos e inserção de comandos de sistema. Juntamente com mouse, é uma das principais interfaces entre o computador e o utilizador.


Usando o Teclado

Operando o Telcado

Para aprender como utilizar todas as teclas do teclado, veja este artigo no site da Microsoft: https://support.microsoft.com/pt-br/help/17073/windows-using-keyboard


O Mouse

Mouse é uma palavra do inglês, que traduzido para o português significa Rato. Este é um termo muito utilizado para definir um componente de hardware muito importante para o computador, utilizado para posicionar o cursor (uma seta geralmente) na tela do computador. O mouse tem uma história muito peculiar, pois foi tido como uma invenção medíocre e sem futuro, sendo atualmente um componente muito importante para trabalhar, jogar e utilizar as mais variadas funções dos computadores, sendo em alguns casos indispensável.


Operando o Mouse

Clique - Pressione e solte o botão do mouse rapidamente. Um clique pode ser feito com o botão direito ou esquerdo

Clique Duplo - Pressione e solte o botão do mouse duas vezes rapidamente

Arrastar - Pressione o botão do mouse enquanto se movimenta

Apontar - Deslize o mouse até que seu ponteiro esteja sobre o item escolhido.


Vídeo Recomendado

Comments


IMG Luiz.jpg

Info Básica e Tal

UM BLOG POR LUIZ GIMENEZ JR. 

Informática Básica para Inclusão Digital 

Receba Alertas de Novos Posts

© 2019 POR LUIZ GIMENEZ JUNIOR. 

bottom of page