Introdução à Informática - II
- Luiz Gimenez Junior
- 28 de ago. de 2019
- 3 min de leitura
Hardware
Hardware são as partes que podemos ver de um computador, ou seja, todos os componentes da sua estrutura física como o monitor, o teclado, o gabinete e o mouse.
Software
São os programas que nos permitem realizar atividades específicas num computador. Por exemplo, os sistemas operacionais, aplicativos, navegadores web, jogos entre outros.
Hardware e Software
Um sistema computadorizado depende de um balanceamento perfeito entre o Hardware e Software para uma utilização maximizada, proveitosa e produtiva do computador. Esses dois elementos sempre trabalham de mãos dadas. Enquanto o software faz as operações, o hardware é a parte física com a qual essas funções podem ser realizadas.
Vídeo Recomendado
Principais Partes de um Computador
Gabinete
É uma estrutura de metal ou plástico onde, no seu interior, estão os componentes que fazem com que as outras partes cumpram suas funções. É considerado o cérebro do computador.

Teclado
O teclado é uma das principais ferramentas que usamos para interagir e introduzir dados no computador. Considerado um periférico de Entrada.

Monitor ou Tela
Aqui é onde vemos a informação do computador e funciona graças a uma placa de vídeo que fica dentro do gabinete. Considerado um periférico de Saída.

Mouse
O mouse é a parte do computador que lhe permite interagir com os objetos que parecem na sua tela clicando sobre eles. Alternativas: trackball, touchpad. Considerado um periférico de Entrada.

Outras Partes de um Computador (Periféricos)
Impressoras
São dispositivos que servem para imprimir arquivos criados no seu computador. Periférico de Saída.

Scanner
O scanner permite copiar e guardar o conteúdo de uma folha ou documento dentro do computador como uma imagem digital. Periférico de Entrada.

Impressoras Multifuncionais
São scanner e impressora ao mesmo tempo, por isso são periféricos de Entrada e Saída

Microfones
Microfones são dispositivos de entrada de áudio. Eles podem ser conectados ao computador para gravar sons ou para você se comunicar por internet com outros usuários.

Caixas de Som
São dispositivos de saída de áudio, ou seja, transmitem a informação do computador para o usuário. Graças a estes dispositivos podemos escutar o som da música ou vídeo que está sendo reproduzido.

Headset
Dispositivo de entrada e saída de som

WebCam
Uma WebCam é um tipo de dispositivo de entrada com a qual você pode gravar vídeos ou tirar fotos. Você também pode transmitir vídeos através da internet em tempo real fazendo chamadas de vídeo, com qualquer pessoa e em qualquer parte do mundo.

Joystick
Um joystick é um dispositivo utilizado para controlar jogos de computador. Embora existam vários tipos de controladores, você também pode usar o mouse e o teclado para controlar a maioria dos jogos.

Componentes Internos do Computador
CPU ou Processador ou Microprocessador
A CPU (Unidade Central de Processamento), é considerada o cérebro do computador. Seu trabalho consiste em executar comandos. Cada vez que acionamos uma tecla, clicamos no mouse ou abrimos um aplicativo, enviamos instruções para a CPU.

Placa Mãe
Seu nome em inglês é motherboard (placa mãe) e é a infraestrutura dos componentes do seu computador. É uma placa que mantém a CPU funcionando, a memória, os conectores para o disco rígido e unidades ópticas em execução. Além disso, todas as conexões para entradas de computador e entradas USB.

Memória RAM
É a memória temporária do computador. Sua função principal é relembrar a informação que tem em cada um dos aplicativos que você está utilizando no computador bem como auxiliar nos cálculos da CPU. Essa memória é volátil, ou seja, ela se apaga (se perde) quando o computador é desligado. Por isso é muito importante gravar (salvar) os documentos criados pelo usuário.

Unidade de disco rígido ou HD (Hard Disck)
É o espaço que guarda os dados do computador. Aqui é onde um software é instalado e também onde os documentos e outros arquivos são salvos. O disco rígido armazena dados de forma definitiva, isto significa que tudo ficará salvo mesmo que você desligue o computador.

Vídeos Recomendados
Vídeo de GCFAprendeLivre
Vídeo de TV Escola - Bits e Bytes
Comments