Dicas para Criar Uma Apresentação Notável
- Luiz Gimenez Junior
- 18 de set. de 2019
- 2 min de leitura
O Conteúdo
É necessário começar com planejamento. Fazer uma boa pesquisa, revisão bibliográfica, coleta de dados, estatísticas e mídias.
Conhecer o seu público alvo é importante. Crie uma apresentação direcionada para este público.
Exemplos práticos e concretos são fundamentais para evitar uma palestra puramente teórica ou abstrata. Isso mantém o interesse do público e deixa a apresentação menos enfadonha.
Domine as informações. É muito irritante um palestrante que precisa a todo momento consultar suas anotações ou os slides para completar uma frase ou responder uma pergunta.
Treine, treine, treine. Ensaie várias vezes a sua apresentação. Cronometre o tempo para saber se está dentro do prazo estipulado.
A Construção
O tempo para apresentação de um slide ficar em torno de 1 a 2 minutos. Apresentações curtas têm em torno de 15 minutos com aproximadamente 15 slides. Apresentações longas não deveriam passar de 90 minutos, gastando-se por volta de 2 minutos por slide.
Nem sempre o local de apresentação terá um ambiente favorável: projetor de má qualidade, projetor inadequado para a sala, local muito claro e assim por diante. Assim, crie o seu slide para as piores condições e não para as ideais.
Use fontes grandes para melhor visualização. O texto entre 20 e 28 pts e os títulos entre 32 e 46 pts. As fontes mais fáceis de ler são as não serifadas (sans-serif, grotescas ou gothik). Mas outros tipos de fonte podem ser utilizadas para a quebra de monotonia e colocar ênfase em locais estratégicos. Evite utilizar efeitos como negrito, itálico ou sublinhado pois perdem efeito à distância.
Escolha o fundo do slide contrastante com o seu conteúdo. Muitos escolhem branco ou preto. No entanto fundo escuro com letras claras só funcionam em projetores bons e salas bem escuras. Conhecendo o local de apresentação e suas condições fica mais fácil poder fazer escolhas mais audaciosas com relação à paleta de cores.
Evite frases longas ou texto corrido. Use frase curtas ou simplesmente uma lista de itens e depois explique oralmente.
Use entre 6 a 8 linhas por slides. Mais do que isso somente se for realmente indispensável, mas, mesmo assim nunca ultrapasse 10 linhas por slide.
Se ao contrário, o slide tiver poucas linhas, procure espaçá-las uniformemente na área reservada ao texto.
Evite uma apresentação inteira somente com textos. Use várias mídias, como figuras, imagens, fotos, gráficos, tabelas, sons, músicas e pequenos vídeos para enriquecer o conteúdo. Lembre-se que uma imagem vale por mil palavras...
Ao inserir imagens procure ocupar todo o espaço do slide, para fazer com que a figura fique o maior possível, com boa visibilidade.
Animações e efeitos podem ser um recurso poderoso. Mas use com parcimônia. Só use uma animação se ela for acrescentar algo à apresentação e não apenas por ela ser bonitinha.
Também não exagere nas transições. Use apenas entre alguns slides ou entre seções ou use poucas transições diferentes por toda a apresentação.
Muitas vezes a numeração dos slides facilita a orientação do público bem como a navegação entre os slides.
Cuidado com a ortografia e a gramática! Um único escorregão com a língua portuguesa pode por tudo a perder.
Em apresentações formais, normalmente "menos é mais". No entanto, apresentações criativas, para um público criativo, podem ser bem mais ousadas!
E por fim:
Comments